Case de Sucesso Smart Fit
Para quem quer conhecer um pouco mais sobre o nosso trabalho, o case da SmartFit é um excelente ponto de partida. Confira a seguir como apresentamos uma solução para as necessidades do cliente – que podem ser as mesmas de muitos outros.
O cliente
A SmartFit, que faz parte do Grupo Bio Ritmo, é uma das maiores redes de academias de todo o Brasil.
Inaugurada em 2009, a rede agora conta com mais de 500 unidades no Brasil e na América Latina, espalhadas por 24 estados e em países como Colômbia, Chile, Peru, México e República Dominicana. Seu objetivo principal é democratizar a prática da atividade física sem sacrificar o alto padrão.
Para ter uma noção mais clara do escopo do trabalho, basta analisar o número de unidades da SmartFit e do Grupo Bio Ritmo e o volume de recursos que essa indústria movimenta atualmente.
No final de 2018, as academias registraram 183 milhões de matrículas globalmente, um aumento de 5% em comparação com o ano anterior. A receita da indústria fitness totalizou cerca de US$ 94 bilhões e o número de novas unidades superou 210 mil.
Recentemente, a revista CBI divulgou o ranking IHRSA Global 25. Na lista das 25 redes fitness que mais crescem, encontramos o Grupo Bio Ritmo Brasil entre os maiores do mundo, em 2018, nos seguintes quesitos:
- Número de unidades adquiridas: 3º lugar, com 509;
- Número de clientes: 5º lugar, com 2 milhões;
- Receita em milhões de US$: 11º lugar, com US$ 406.
Ou seja, em uma empresa tão grande, até mesmo em escala global, o trabalho e a responsabilidade são enormes. E o desafio, também.
O desafio
A rede possui mais de 1,5 milhão de clientes, o que torna o controle do acesso um desafio bastante complexo.
Além disso, a SmartFit ainda conta com um plano especial, o Black, que permite acesso a qualquer unidade na América Latina. Implementar um controle de acesso integrado para cada academia é um grande desafio, especialmente considerando as dificuldades que a empresa tinha nesse sentido.
Um problema grave, por exemplo, era o acesso biométrico com limite de digitais. Na solução anterior, a empresa contava com um limite de 5 mil cadastrados. Um valor pequeno, que era superado regularmente pelo grande número de alunos. Para conseguir uma nova licença, era preciso gastar três vezes mais para ampliar o número de digitais para apenas 10 mil.
Além disso, existia a enorme dor de cabeça de precisar excluir digitais de alunos que deixaram de frequentar a academia, para garantir que o limite não seria ultrapassado.
Outro problema com o qual a rede lidava frequentemente era a falta de flexibilidade na implementação de novos recursos de sistema para acompanhar o crescimento da empresa e suas novas necessidades em termos de métricas e indicadores para tomada de decisões.
Isso tudo sem falar no alto custo da aquisição de equipamentos para uma nova unidade e na dificuldade de realizar sua manutenção periódica.